O painel da Secretaria Estadual de Saúde aponta que há 148 pessoas internadas nesta sexta-feira (19) devido à covid-19 em Santa Maria. Mais do que as 144 registradas no dia 31 de dezembro do ano passado, recorde até então. A ocupação das UTIs exclusivas para o tratamento de pacientes com a doença está em 90,6%. Restam apenas sete vagas, sendo que três são em um hospital privado. São 68 internados nos 75 leitos intensivos.
O Hospital Regional, por exemplo, o que mais oferece leitos na rede pública, está com os 30 leitos de UTI ocupados e 15 dos 50 leitos clínicos livres.
O Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, um dos três de referência para atendimento da doença na região e que é privado, tem três dos 30 leitos de UTI livres e 50 dos 52 comuns ocupados. Em reunião na manhã desta sexta, a direção do hospital decidiu por não receber mais pacientes vindos de outras cidades, já que está operando no limite.
Os leitos clínicos também estão com um patamar alto de ocupação, 56,7%. São 80 pacientes internados, só perdendo para 31 de dezembro do ano passado, quando havia 87 pessoas hospitalizadas.
Conforme o boletim epidemiológico da prefeitura de Santa Maria, já são 16.804 casos confirmados de coronavírus na cidade. Desses, 15.602 já são considerados curados da doença, o que dá um índice de recuperação de 92,8%.
Além disso, nesta semana, a cidade já registrou nove mortes pela doença até esta sexta, chegando a 235 vítimas desde o início da pandemia.
Agravamento
Santa Maria tem o maior número de internados desde o início da pandemia
Cidade atinge recorde de internações e tem mais de 90% de ocupação dos leitos intensivos covid
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: