Decolou por volta do meio-dia um avião da empresa Azul levando 11 pacientes de Manaus que estavam sendo tratados por covid-19 em Santa Maria, na Região Central. Eles farão uma escala em Porto Alegre, de onde seguem para São Paulo e, depois, a capital do Amazonas.
Os oito homens e as três mulheres foram transportados do Hospital Regional, onde estavam internados, em uma van até o aeroporto municipal. Nas mãos, carregavam uma bandeira de Santa Maria e um certificado com a frase: "Eu venci a covid".
Dos 15 pacientes que chegaram em Santa Maria em 2 de fevereiro, 12 já tiveram alta — uma delas partirá no sábado, já que ficará para conhecer um pouco mais da cidade junto com o marido, cacique em Manaus, e veio buscá-la.
Antes de embarque, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, pediu para que os pacientes gravassem um vídeo para enviar ao governador Eduardo Leite. O porta-voz do grupo foi João Simões, 58 anos, que agradeceu a acolhida em Santa Maria.
— Queremos agradecer pela hospitalidade. Durante 15 dias ficamos aqui e somos muito gratos pela bondade, pela fidelidade e pelo carinho. O povo de Manaus está muito agradecido. Estamos recuperados e voltando para as nossas famílias. Muito obrigado, Rio Grande do Sul — discursou.
Sete dos pacientes chegaram a ficar internados em leitos de UTI do Hospital Regional. Dois ainda seguem em tratamento intensivo e um está em leito clínico, mas ainda sem condição de ter alta.