Depois de ficarem um período em isolamento após a chegada em Santa Maria na terça-feira (2), seis dos 15 pacientes (oito homens e sete mulheres) vindos de Manaus para a cidade precisaram ser transferidos para leitos de UTI.
Inicialmente, os manauaras vinham para ocupar leitos clínicos, mas estava previsto que, caso houvesse piora no quadro clínico, eles seriam transferidos para leitos intensivos.
Os seis continuam no Hospital Regional, mas em uma ala isolada, separada dos pacientes anteriormente internados no hospital. A Secretaria Estadual de Saúde informou que todos estão recebendo atendimento adequado a sua situação e que o objetivo é a recuperação deles e o apoio aos seus familiares.
O Hospital Regional de Santa Maria está com 25 dos seus 30 leitos de UTI ocupados, assim como 25 dos 40 leitos clínicos. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, os pacientes de Manaus são contabilizados nos painéis porque são leitos que estão sendo usados e, portanto, precisam ser acompanhados na evolução. Mas eles não são considerados nos cálculos para o sistema de distanciamento controlado, assim como ocorre com pacientes de cidades de uma região que precisam ser hospitalizados em outra.
Ao todo, Santa Maria tem 53 pacientes em UTI nos 75 leitos disponíveis. A região está em bandeira vermelha há cinco semanas.
Agravamento
Pacientes de Manaus internados em Santa Maria são transferidos para leitos de UTI
Seis dos 15 manauaras que chegaram à Região Central na terça-feira (2) tiveram piora no quadro
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: