O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (14) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou 151 surtos ativos em solo gaúcho. Esse é o menor número de ocorrências do tipo desde a segunda quinzena do mês de novembro, quando foram 132 registros. Os dados apontam ainda que sete das 21 regiões covid não tiveram novos surtos nos últimos 15 dias.
As regiões com maior número de novas ocorrências foram Caxias do Sul, com 24 surtos, Porto Alegre, com 18, e Capão da Canoa, com sete registros. A área da Capital permanece com o maior número absoluto de surtos, sendo que 91,4% destes ocorreram em lares de idosos.
Conforme o boletim da SES, os surtos ativos estão distribuídos entre 61 municípios, sendo um classificado na bandeira laranja e os outros 60 na bandeira vermelha.
As instituições de longa permanência para idosos registram cerca de 38% do total de ocorrências, estando concentradas, principalmente, nas cidades de Porto Alegre e Pelotas.
Na sequência, com 34% dos surtos ativos, estão as empresas que desempenham atividades industriais, comerciais, econômicas e administrativas. Nesta categoria não estão incluídos os frigoríficos e laticínios. Ocorrências do tipo são registradas, atualmente, em 26 municípios gaúchos.
Do final do mês de abril até a última semana, o Rio Grande do Sul já confirmou 875 surtos de síndrome gripal associados ao coronavírus. Deste total, 724 são considerados encerrados.