O primeiro dia efetivo da campanha de vacinação contra o coronavírus fechou com 336 pessoas imunizadas em Porto Alegre. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e reúne dados até o final da tarde de terça-feira (19). O início da aplicação das doses começou pelas instituições de longa permanência, como casas geriátricas, e os hospitais.
A vacinação nas aldeias indígenas da capital ainda não foi iniciada. No entanto, a secretaria confirma que começará a imunização na próxima semana. A pasta afirma que o processo é mais lento, pois é preciso organizar um cronograma especial antes de fazer o envio de doses.
Até o momento, apenas a indígena que participou da cerimônia no Hospital de Clínicas, na última segunda-feira (18), foi vacinada. Conforme a secretaria, pouco mais de 500 indígenas vivem em Porto Alegre.
Todos os hospitais da Capital que fazem o atendimento de pacientes com o coronavírus já estão com doses. Já o balanço de quantos lares de idosos receberam a visita das equipes da prefeitura será divulgado ainda nesta quarta-feira (20).
No segundo dia de vacinação, os hospitais Conceição e São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) deram início ao procedimento. À tarde, ocorreu o início da imunização dos funcionários dos hospitais Moinhos de Vento, Vila Nova e do Complexo Santa Casa.
Nesta primeira etapa, 51,6 mil porto-alegrenses dos grupos estabelecidos como prioritários recebem as duas doses da CoronaVac. Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização (6 milhões em todo o país, 340 mil no RS), a prioridade para receber as doses é dos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus, idosos que vivem em lares de longa permanência ou acima dos 75 anos e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas previstas nos grupos prioritários.