O Ministério da Saúde informou, na manhã desta quinta-feira (14), alteração nos horários de descolagem do avião que partirá rumo à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford contra a covid-19. Com a remarcação, a aeronave da companhia Azul deixará o Brasil somente na sexta-feira (15) à noite, o que configura mais de 24 horas de atraso em relação ao que havia sido informado inicialmente pelo governo federal.
A rota terá início às 15h30min desta quinta, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Recife (PE). A partida do aeroporto pernambucano de Guararapes para a cidade indiana de Mumbai está prevista para as 23h de sexta-feira.
De acordo com nota divulgada pela pasta, "a partida foi reprogramada em algumas horas por questões logísticas internacionais".
O imunizante desenvolvido em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, que será produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil, terá essa remessa inicial enviada pelo laboratório Serum para agilizar o começo da vacinação.
Não foi divulgada a previsão de volta do avião brasileiro, antes aguardada para sábado (16). "A data de retorno, com carga estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a Azul", diz a nota do ministério.