A prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, confirmou nesta sexta-feira (22) que dois funcionários ingressaram indevidamente na lista de pessoas que deveriam ser vacinadas e receberam a primeira dose do imunizante. Conforme o executivo, ambos foram afastados e terão as condutas investigadas. Também será aberta uma investigação para descobrir como o nome dos dois foi parar na planilha dos vacinados.
A prefeitura confirmou que os funcionários atuam no setor administrativo - uma mulher, que atuava na administração do Centro de Saúde da Feitoria, e um homem, funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço ao SAMU. Por meio de nota, a secretaria municipal da saúde destacou que ambos tinham plena consciência de que não poderiam ser atendidos neste momento.
O prefeito do município, Ary Vanazzi, afirma que serão tomadas medidas para descobrir exatamente como eles tiveram acesso as doses e lamentou a situação.
—As pessoas não aprendem que é preciso respeitar as regras e as normas estabelecidas. No sofrimento que estamos enfrentando com essa pandemia, há pessoas que não têm nenhuma solidariedade. Isso é muito triste —afirmou o prefeito.
São Leopoldo recebeu na última terça-feira (19) 1.422 doses da vacina CoronaVac, mas afirma ter três mil pessoas incluídas no primeiro grupo prioritário para a vacinação. Por causa da defasagem, a prefeitura estabeleceu que serão inicialmente vacinados:
- todos os indígenas da aldeia existente no município;
- profissionais de saúde que trabalham nas áreas da covid-19 no Hospital Centenário, UPA, Centro de Saúde da Feitoria, Centro de Testagem Municipal, Centro de Atendimento Covid, Hospital da Unimed e Centro Clínico Gaúcho;
- profissionais de saúde em atendimento a pacientes sintomáticos respiratórios nas UBS;
- idosos e funcionários em instituições de longa permanência, sob a seguinte ordem de prioridade: das mais vulneráveis até as menos, obedecendo a uma classificação estabelecida pela Vigilância em Saúde a partir dos casos de surtos e óbitos ocorridos nestas instituições.