O Hospital Vila Nova inaugura, nesta segunda-feira (23), 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes diagnosticados com coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Localizada na zona sul de Porto Alegre, a instituição recebeu R$ 6 milhões para a construção do novo prédio — sendo R$ 3 milhões do governo do Estado e o restante de emenda parlamentar. A obra foi concluída em 180 dias.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as novas vagas de terapia intensiva reforçarão o atendimento pelo SUS no município e, num primeiro momento, serão destinadas a pacientes com quadro grave de coronavírus. Após a pandemia, serão incorporados ao total de leitos de UTI geral.
Conforme o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), Dirceu Dal’Molin, a instituição é referência no atendimento via SUS na Capital, principalmente na zona sul do município.
— Desde o início da pandemia, temos trabalhado para ampliar a quantidade de leitos de enfermaria e de UTI para atender pacientes acometidos não somente com a covid-19, mas também com outras doenças — destaca.
A AHVN também gerencia o Hospital Restinga, no Extremo-Sul da Capital, o Hospital de Charqueadas e o Hospital Bom Jesus, em Taquara.