Os usuários das farmácias de medicamentos especiais terão o tratamento prorrogado automaticamente por mais três meses. A decisão foi acordada entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), valendo para todos os municípios do Estado.
De acordo com a SES, a prorrogação é para diminuir a necessidade dos pacientes se deslocarem até atendimento médico para renovação de receitas e laudos. Durante o mês de março, ocorreu a primeira prorrogação em relação a medicamentos especiais.
A partir da nova decisão, os tratamentos que venciam durante o mês de novembro deste ano passarão a valer até o final de fevereiro de 2021. Os que venciam em dezembro irão seguir valendo até o mês de março.
Além da prorrogação, foi atualizada a lista de medicamentos que podem ser entregues aos usuários para dois ou três meses de tratamento, evitando que o paciente precise se deslocar todo mês até as farmácias. Para idosos ou pessoas do grupo de riscos para coronavírus, os medicamentos podem ser retirados por familiares, com apresentação de um documento com foto. A lista atualizada pode ser conferida neste link.