A preocupação com o combate ao coronavírus tem acelerado o desenvolvimento da tecnologia na saúde e de novas ideias para a área. Novidades foram apresentadas na quinta edição do Encontro Fleury de Jornalismo em Saúde, que ocorreu de forma totalmente online na quinta-feira (24) e debateu as tendências do setor, principalmente no que diz respeito a inovações.
Na abertura do evento, o presidente do Grupo Fleury, Carlos Marinelli, destacou que todos os assuntos sobre tecnologia abordados em anos anteriores tomaram forma em 2020, impulsionados pela pandemia.
— Para saúde, a gente não pensava em celular. Até pouco tempo atrás, a gente só pegava o aparelho para procurar o telefone do médico. Agora, a medicina e a saúde estão indo para os celulares — disse.
Ele citou o exemplo da telemedicina, que gerava inúmeras discussões no período pré-pandemia, e que ficou bem estabelecida durante a crise provocada pelo vírus. Além disso, acrescentou, todo o sistema passou por uma readequação muito rápida para suprir a demanda, que não deixou de existir: exames, inclusive de imagem, passaram a ser feitos na casa dos pacientes, criaram-se drive thrus para coleta, e houve a ampliação das ferramentas de compartilhamento de resultados de exames com os médicos.
— Aquilo que a gente apresentou há um tempo, e o Grupo Fleury estava falando de transformação digital há alguns anos, e que prevíamos que aconteceria em anos, a pandemia acelerou para meses — concluiu.
Uma das grandes novidades é o marketplace Saúde iD, lançado pelo Grupo Fleury. A plataforma tem como objetivo reunir em um só lugar tudo que o paciente precisar. Na prática, usando o Saúde iD, o indivíduo pode marcar uma consulta médica e, se necessário, realiza exames, que automaticamente sobem na plataforma para acesso do profissional que fez a solicitação. No mesmo ambiente, o paciente ainda pode comprar medicamentos da farmácia e solicitar outros serviços, como o de um nutricionista ou fisioterapeuta, por exemplo.
— Saúde iD é o primeiro marketplace de saúde do país e é uma plataforma aberta que pode conectar qualquer parceiro — explicou Eduardo Oliveira, CEO da marca.
Nessa mesma linha, Bruna Viersa, manager da Kearney, empresa de consultoria estratégica global, apresentou outras iniciativas, já existentes na China, que trabalham fortemente com uso de inteligência artificial e telemedicina.
— Há espaço para repensar a forma que a gente entrega saúde no Brasil. Amazon, Apple e Google estão investindo nessa área. Temos visto as plataformas mais bem sucedidas realmente focadas em entregar saúde — avaliou.
Durante o encontro, também foram apresentados temas como a importância da integração das informações de saúde e como a inteligência artificial tem auxiliado e acelerado no diagnóstico da covid-19.