A Secretaria Municipal da Saúde de Osório confirmou, nesta quinta-feira (10), um surto de coronavírus em um lar de idosos do município. Conforme a titular da pasta, Ivonete Mateus, todos os residentes da Casa de Repouso Lar Doce Lar testaram positivo para a doença. A instituição diz somente parte dos moradores teve exame confirmando a contaminação.
— Sendo que dois vieram a óbito nas últimas semanas. Ainda temos o relato de que funcionários também estariam contaminados — informa.
Segundo Ivonete, esse é o único residencial com surto de coronavírus no município do Litoral Norte. Até a próxima terça-feira (15), a prefeitura deve decidir se interdita ou não o local.
— Estamos realizando visitas periódicas e acompanhando a situação dos pacientes. Queremos entender o que deu errado nos protocolos nesse local e, então, decidir se interditamos. Temos que levar em conta que não podemos fechar o espaço sem ter onde acomodar os idosos — observa.
Conforme a secretária-administrativa do lar, Diva Maria Marques Becker, os testes realizados pela instituição em parte dos idosos deram negativo — eram 18 moradores antes dos falecimentos.
— Todos os cuidados foram tomados, temos planos de contingência. Eu não posso deixar que divulguem uma inverdade. Não temos um surto de coronavírus aqui no lar — garante.
Ela confirma a morte de dois idosos, de 84 e 92 anos, mas destaca que eles saíram da casa sem a doença.
— Eles foram internados por outras complicações de saúde, que já tinham, e devem ter contraído a covid no hospital — sugere.
A direção questiona a validade dos testes realizados pela prefeitura e afirma que, se for necessário, arcará com os custos de testes laboratoriais em todos os residentes.