A prefeitura de Pelotas decidiu não recorrer da bandeira vermelha do distanciamento controlado, que passa a valer a partir da próxima terça-feira (4). A região, que está na bandeira Laranja, teve uma piora nos índices, principalmente em relação às internações. Além de Pelotas, o município de Rio Grande não deve ingressar com recursos para reverter a bandeira.
Pelotas tem 35 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 79 leitos de enfermaria exclusivos para casos de covid-19. Na manhã deste sábado (1º), estão ocupados 27 leitos de UTI e 17 leitos de enfermaria. O aumento foi registrado principalmente na sexta-feira (31) quando a ocupação em leitos de UTI passou de 15 para 27.
Na próxima semana, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, deve anunciar um novo decreto com novas restrições para atividades comerciais consideradas não essenciais e atividades de lazer. As últimas duas semanas foram marcadas pelo ingresso de recursos para reverter as bandeiras vermelhas e flexibilizações em diversos setores. Como consequência disso, houve um aumento de circulação de pessoas nas ruas e nos espaços de lazer.
O município contabiliza atualmente 995 casos confirmados da doença, segundo os números divulgados pela prefeitura de Pelotas. Deste total, 674 já estão recuperados e 18 pessoas morreram em decorrência da covid-19.