A Novavax, empresa que está pesquisando uma vacina contra a covid-19, anunciou nesta terça-feira (4) resultados positivos em dois estudos preliminares. Conforme o The New York Times, em uma das pesquisas, 56 voluntários produziram alto nível de anticorpos sem efeitos colaterais perigosos. Em outra, pesquisadores descobriram que a injeção protegeu macacos de se infectarem com o coronavírus.
Embora não seja possível comparar diretamente dados entre diferentes pesquisas de vacinas contra a covid-19, o virologista John Moore, que não estava envolvido nos estudos, afirmou que os resultados da Novavax foram os mais impressionantes até agora
— Essa é a primeira que eu olho e penso: "sim, eu tomaria uma dose" — afirmou.
Outra virologista que não participou dos estudos, Angela Rasmussen, da Universidade da Columbia, chamou os resultados de "encorajadores". Contudo, alertou que não é possível dizer que a vacina é segura e eficaz até a fase 3, onde os estudos são conduzidos em larga escala e as pessoas vacinadas são comparadas com aquelas que recebem placebo.
A vacina da Novavax contém uma proteína de coronavírus que gera uma resposta do sistema imunológico, diferente daquelas baseadas em genes virais ou adenovírus.
Os estudos estão sendo submetidos a revistas científicas para serem revisados para publicação, disse Gregory Glenn, presidente de pesquisa e desenvolvimento da Novavax.
A empresa afirmou que, se sua vacina for eficaz, pode produzir 100 milhões de doses até o início do próximo ano. A Novavax recebeu US$ 1,6 bilhão do governo dos Estados Unidos, que financiou o projeto. Em caso de sucesso, os EUA terão prioridade no acesso da injeção.