A média diária de casos e mortes provocados por coronavírus registrados nos últimos sete dias no Rio Grande do Sul mantém a tendência de redução nos números de vítimas fatais e aumento de contaminações. Mas a análise feita a partir dos dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostra que os percentuais caíram em relação a segunda-feira (17).
Entre 12 de agosto e esta terça-feira (18), o Estado registrou 350 óbitos por covid-19, uma média de 50 mortes a cada 24 horas. Na semana de 5 a 11 de agosto, foram comunicadas 373 vítimas, o equivalente a 53,29 por dia. A variação de um período para o outro aponta queda de 6,17%. A tendência de redução de mortes permanece, mas o percentual é menor do que o da véspera, quando a diminuição ficou em 18,45% no mesmo tipo de comparação.
Quando analisados os novos casos registrados, também se observa menor variação. O total de novas infecções no intervalo de sete dias encerrado nesta terça ficou em 14.413, média diária de 2.059 no período. Na semana anterior, a soma foi um pouco menor, de 14.146, ou cerca de 2.021 a cada 24 horas. A variação, de 1,89%, é menor do que a calculada na segunda-feira (17), de 12,19%.
Os dados calculados por GaúchaZH têm por base os boletins diários da SES. A chamada média móvel é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.