Quem nunca ouviu alguém dizer que cozinhar os alimentos em panelas de ferro pode aumentar a quantidade do mineral na comida e, assim, no organismo? A crença é antiga, mas ainda deixa muitas pessoas em dúvida sobre sua efetividade.
De acordo com especialistas consultadas por GaúchaZH, apesar de não serem mais tão utilizadas nas residências, as panelas desse tipo realmente soltam ferro nos alimentos. No entanto, a quantidade não é muito grande.
Ana Beatriz de Oliveira, professora de nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), explica que esse fator está relacionado à biodisponibilidade do ferro, que é bem maior na carne vermelha do que em vegetais, por exemplo.
— A panela disponibiliza ferro na comida, mas é equivalente ao ferro dos vegetais, que é mais difícil de ser absorvido pelo organismo. É bom cozinhar nessas panelas, mas a quantidade de ferro vai depender do alimento que for preparado — esclarece.
Antigamente, algumas pessoas também colocavam um prego dentro das panelas comuns com o mesmo intuito. Porém, segundo a nutricionista Janete Brob, da Rede de Saúde Divina Providência, essa prática é mais arriscada, devido à possível presença de ferrugem no objeto.
Janete ressalta que é preciso ter alguns cuidados específicos ao utilizar as panelas de ferro:
— Deve-se limpar e armazenar bem, e é importante saber a procedência da panela, ter certeza de que é ferro fundido, pois é o ideal. Além disso, não é recomendado guardar alimentos na panela.
Mas por que o mineral é importante?
O ferro é o metal mais presente no corpo humano e participa de todas as fases da síntese proteica e dos sistemas respiratórios, oxidativos e anti-infecciosos do organismo. A deficiência desse mineral pode causar uma das anemias mais comuns, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS): a anemia ferropriva.
Ainda segundo a OMS, a anemia é a condição na qual a concentração sanguínea de hemoglobina se encontra abaixo dos valores esperados. Essa doença causa sintomas como fadiga, fraqueza, irritabilidade, falta de apetite e, em crianças, pode afetar o crescimento e o desenvolvimento cerebral.
— A hemoglobina ajuda as células vermelhas a carregarem oxigênio pelo organismo, então, se tu não tens ferro, tu vais ter problemas no transporte de oxigênio e vais começar a ter esses sintomas — alerta Ana Beatriz.
Por isso, medidas que aumentem o ferro no organismo podem contribuir para a prevenção da anemia. No entanto, a professora enfatiza que a utilização das panelas não pode ser considerada a cura da doença:
— Não é uma solução, mas não é mito. Cozinhar os alimentos nessa panela realmente contribui para o aumento de ferro na nossa alimentação, mas ela não supre, não termina com o problema. Se a pessoa tem anemia, ela precisa de um acompanhamento médico para fazer o tratamento correto.
Alimentos ricos em ferro
Existem alimentos que são bons para suprir o ferro, como as carnes vermelhas, gemas de ovos, leguminosas (feijão e lentilha), folhas verdes (espinafre, couve e folhas de beterraba). Além disso, algumas combinações com frutas cítricas, por exemplo, ajudam a absorver melhor o mineral.
— Alimentos ricos em vitamina C auxiliam. É bem interessante ingerir alimentos com bastante ferro e depois comer uma fruta cítrica, como laranja, bergamota ou abacaxi — recomenda a nutricionista.
Por outro lado, explica Janete, o cálcio inibe a absorção do mineral. Devido a isso, é recomendado evitar a ingestão de leite e derivados logo após consumir algum alimento rico em ferro.
Necessidade diária de ferro
As necessidades de ferro podem variar de acordo com idade, sexo e demais condições. Gestantes e crianças apresentam necessidades aumentadas de ferro, uma vez que ocorre expansão do volume sanguíneo e crescimento dos tecidos, o que as torna mais vulneráveis à anemia.
Segundo as especialistas, os veganos e vegetarianos também precisam ter um cuidado maior para evitar a deficiência desse mineral, já que consomem alimentos que não têm uma biodisponibilidade tão grande de ferro.
— Para eles, é ainda mais interessante utilizar a panela de ferro e associar a alimentação ao consumo de frutas cítricas — finaliza Janete.
*Produção: Jhully Costa