As doses do teste com a vacina chinesa contra o coronavírus começaram a ser aplicadas na manhã deste sábado (8) em Porto Alegre. Esta é a última fase da pesquisa que avalia a segurança e a eficácia do imunizante desenvolvido pela Sinovac. Ao todo, a pesquisa coordenada pelo Instituto Butantan deve contar com a participação de 852 voluntários na Capital.
O primeiro voluntário a receber a dose no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL-PUCRS), centro escolhido para coordenar a pesquisa no Estado, foi o médico Luciano Marini, de 49 anos. Em entrevista à GaúchaZH, ele falou das motivações para participar do experimento:
— Tem o fator emocional, das famílias que não podem ficar com seus familiares, não podem visitar os parentes com covid-19. A gente acaba, então, tendo que dar notícias exclusivamente por telefone.
Depois de concluída a etapa da vacinação, os dados serão enviados para o Butantan, que vai reunir as informações provenientes de todos os centros e fazer a análise dos resultados.