As inscrições de voluntários para o teste da vacina contra o coronavírus que será aplicado no Hospital São Lucas da PUCRS terão início na próxima segunda-feira (13). O anúncio foi feito no início desta tarde pelo governador de São Paulo, João Doria.
Apenas profissionais da área da saúde poderão se credenciar para a testagem da vacina, chamada de CoronaVac. Além do São Lucas, 11 instituições de outros cinco Estados integram a pesquisa, que terá, ao todo, 9 mil voluntários.
O processo de testagem começará em 20 de julho. Os lotes da vacina, segundo Doria, chegarão ao Brasil na próxima semana, quando terá início a distribuição aos centros de pesquisa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última sexta-feira (3), a fase três de testes. A vacina foi desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e, no Brasil, os estudos são conduzidos pelo Instituto Butantan, de São Paulo.
Considerada uma das mais promissoras contra a covid-19, a vacina é produzida a partir da introdução do coronavírus em uma célula de macaco. Depois, o vírus é inativado, para ser reconhecido pelo organismo e provocar o desenvolvimento de anticorpos. Porém, sem causar a doença.
Pelo protocolo de pesquisa, metade dos voluntários receberá a vacina, e os demais, um placebo, uma mistura sem efeito. A eficácia é atestada na comparação entre os dois grupos.