A notícia é boa: comer chocolate uma vez por semana protege o coração. Pelo menos é o que sugere um estudo publicado esta semana no European Journal of Preventive Cardiology, publicação da European Society of Cardiology (ESC).
Conforme o autor do estudo, o cardiologista Chayakrit Krittanawong, o consumo do alimento ajuda a manter os vasos do coração saudáveis.
— Chocolate contém nutrientes como flavonoides e polifenóis que podem reduzir a inflamação e melhorar o colesterol bom — disse ao site da ESC.
Os resultados foram obtidos por meio da análise de seis estudos feitos nos últimos 50 anos que avaliavam a relação do consumo de chocolate com a doença arterial coronariana. Foram incluídos mais de 336 mil participantes, que tiveram acompanhamento por nove anos. Desses, cerca de 14 mil desenvolveram doença coronariana e 4,6 mil tiveram ataque cardíaco. De acordo com o texto, comer chocolate mais de uma vez por semana estava relacionado a uma redução de 8% no risco de desenvolver doença arterial coronariana.
Apesar do achado, o relatório não identificou qual tipo de chocolate e nem a porção mais indicada para trazer os benefícios.
— Quantidades moderadas parecem proteger as artérias coronarianas, mas possivelmente, o excesso não. As calorias, o açúcar, o leite e a gordura precisam ser considerados, especialmente por pessoas obesas ou diabéticas.
Krittanawong sugere que mais estudos sejam feitos para entender melhor as características do doce e as porções capazes de ajudar a saúde do coração.