Tudo bem que o começo da semana é a época oficial de começar a dieta, mas você já pensou em incluir o chocolate no cardápio como aliado da saúde? Com moderação, ele pode fazer parte de uma alimentação equilibrada e ainda trazer diversos benefícios para a saúde.
Diversas pesquisas já mostraram seu poder no combate ao envelhecimento precoce, na redução da pressão arterial, no auxílio da fadiga crônica e até no combate ao câncer de pele. No entanto, para se obter os resultados, o mais importante é escolher um produto com uma boa quantidade de cacau na composição.
Leia mais:
Pesquisadores desenvolvem chocolate antirrugas
Você sabe porque o chocolate é um aliado do cérebro?
– O ideal é consumir chocolates com pelo menos 70% cacau e não adicionados de leite, pois essa bebida alcaliniza o pH do alimento e diminui o efeito das catequinas, um dos flavonoides do cacau responsável por parte de seus benefícios à saúde – explica a nutricionista funcional Paloma Tusset.
– Para os reais benefícios, o cacau deveria ser consumido na sua forma pura, com frutas ou batido em preparações. Assim, não estaria associado ao açúcar. Por isso, hoje o mercado oferece os nibs de cacau, que são pequenos fragmentos da amêndoa da fruta – completa a nutricionista e professora da UFSM Gilberti Helena Hübscher.
Fora isso, é bom observar a quantidade diária ingerida. Não adianta devorar uma barra inteira e esperar os resultados. Paloma sugere que o consumo não ultrapasse 30 gramas por dia.
– Para as pessoas com alguma patologia deve-se observar a orientação do nutricionista – orienta.
Então, faça sua escolha e conheça alguns dos benefícios que o alimento traz:
1. Previne o envelhecimento
O chocolate é rico em cacau, ingrediente repleto de flavonoides, substância com grande potencial antioxidante.
– Isso auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, de doenças crônicas como as cardiovasculares, e na melhora da circulação, o que pode trazer benefícios para o tratamento de celulite, por exemplo – lista Paloma.
2. É estimulante
Embora não seja páreo para o café, o cacau possui uma substância chamada teobromina, que pode agir como estimulante. Esta propriedade também associa o alimento ao menor risco de desenvolver câncer de pele. Em estudo publicado em 2012, pesquisadores mostraram que o consumo regular de café, chás, chocolate e bebidas com cafeína reduziu em 18% o risco de câncer de pele entre as mulheres e 13% nos homens. Pessoas que sofrem de dor de cabeça devem ficar atentas, pois a teobromina estimula o problema, alerta Gilberti.
3. Menos ansiedade
– O consumo de chocolate rico em cacau também tem sido associado à modulação da ansiedade e da compulsão, pois o cacau é uma ótima fonte de magnésio e triptofano, dois nutrientes essenciais para formação de serotonina – diz Paloma.
Um estudo finlandês também associou o consumo do alimento durante a gestação a bebês mais tranquilos até os seis meses.
4. Fonte de nutrientes
Se não for carregado de açúcar e consumido moderadamente, o chocolate ainda oferece nutrientes importantes para o organismo:
– Sabe-se que é uma boa fonte de magnésio, tem ainda pouco de ferro, de zinco e de vitaminas do complexo B – enumera Gilberti.
5. Reduz a pressão sanguínea e combate outras doenças
– Recente estudo realizado no Institute of Forensic Medicine, na Alemanha, mostrou benefícios quanto a saúde cardiovascular na diminuição da pressão sanguínea, metabolismo dos lipídios, assim como melhora na sensibilidade da insulina ao fazer uso de cacau em modelos animais – destaca Gilberti.
Em 2012, pesquisas já apontavam para o poder dos flavonoides do cacau e sua capacidade de aumentar a vasodilatação.