Um posto de atendimento da Estratégia da Saúde da Família de Caçapava do Sul, que fica no bairro Floresta, foi fechado temporariamente por precaução após um médico que atende no local testar positivo para coronavírus. O prédio passará por uma desinfecção na sexta-feira (12) e poderá reabrir na segunda-feira (15).
A reabertura vai depender do resultado dos exames de outros sete servidores que trabalham no local. Na manhã desta terça-feira (9), eles tiveram material genético coletado para ser realizado o exame pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Caso outro funcionário apresente resultado positivo, será afastado, e o posto poderá continuar fechado. A expectativa é de que os diagnósticos sejam conhecidos até sexta-feira.
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Caçapava do Sul, o médico apresentou sintomas na quinta-feira (4). Ele fez o exame no mesmo dia e, desde então, está em isolamento. O resultado saiu no sábado (6).
Como outra funcionária do local apresentou sintomas, decidiu-se pelo fechamento do local. O médico é natural de Santa Maria e atende três vezes por semana na cidade.
Ainda de acordo com a prefeitura, o setor de epidemiologia da secretaria de Saúde está em contato com pessoas que estiveram no local buscando atendimento. Eles serão monitorados e, se necessário, testados. Além disso, 2 mil testes rápidos foram comprados e estão sendo realizados em profissionais da saúde do município.
A orientação é para que quem precise de atendimento, especialmente por síndromes gripais, procure a tenda que está montada ao lado do Pronto-Atendimento do município. Para outras consultas, as pessoas devem ir até a policlínica da cidade.