Em Lajeado, no Vale do Taquari, os funcionários de frigoríficos têm três vezes mais probabilidade de contrair o coronavírus em relação a trabalhadores de outros setores. O índice foi revelado em uma pesquisa realizada pela Univates. Os dados, porém, ainda são preliminares. Outras duas etapas do estudo estão previstas para os próximos dias. Lajeado tem, pelo menos, dois frigoríficos. Ambos foram considerados focos da doença na cidade.
Ao todo, 1,5 mil pessoas integraram a pesquisa. Destas, 61 são funcionários de frigoríficos. A testagem revelou que sete destes profissionais estavam contaminados com a covid-19. Dos outros 1.387 moradores, 36 testaram positivo para a doença. Com isso, segundo os pesquisadores, a probabilidade de prevalência da doença entre trabalhadores de frigoríficos é 207% maior do que para demais trabalhadores.
— O que equivale a três vezes mais chance de contaminação em relação ao restante da população — explica a pesquisadora responsável, Ioná Carreno.
Lajeado é a cidade com maior número de casos de coronavírus no Estado. São 1.540 infectados, uma incidência de 1.772 para cada 100 mil habitantes. Além disso, o município já registrou 20 mortes pela pandemia. Os números são os atualizados até a tarde desta quinta-feira (11).
O estudo da Univates apontou, também, que a prevalência do coronavírus em toda a cidade é de 3,1%. Com isso, a estimativa é de que o município teria 2 mil infectados. “Como Lajeado tinha 1.440 casos confirmados no término da pesquisa, pode ser uma das cidades com a menor subnotificação do Estado. Isso porque o município aponta menos de um caso não notificado para cada positivo”, salienta o documento.
A pesquisa também apontou que houve uma associação significativa entre coronavírus positivo e o autorrelato de asma e hipertensão. A prevalência da covid-19 entre os hipertensos foi de 4,2%, enquanto que, entre os não hipertensos, a prevalência foi de 2,3%. Entre os asmáticos, foi de 5,7% contra 2,6% nos não asmáticos.
A segunda etapa da pesquisa será realizada entre 13 e 17 de junho, com uma amostra de 1,1 mil pessoas. A terceira etapa ocorrerá de 27 de junho a 1º de julho.