A prefeitura de Lajeado, no Vale do Taquari, afirmou nesta quinta-feira (21) que 94% dos 501 funcionários de dois frigoríficos locais que contraíram coronavírus são considerados recuperados da doença.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Klein, o percentual ainda é preliminar e vem sendo acompanhado. O critério, segundo ele, é que são considerados recuperados os trabalhadores que não têm sintomas ou não apresentam há mais de 14 dias.
Na quarta (20), a prefeitura havia divulgado resultados da primeira etapa de testes rápidos realizados em funcionários de dois frigoríficos, a BRF e a Minuano. O levantamento indicou que 501 trabalhadores contraíram coronavírus. Os resultados foram analisados pela Vigilância Epidemiológica do município, que integra a secretaria da Saúde local.
Conforme a prefeitura, na BRF, foram realizados 1.553 testes entre os dias 11 e 12 de maio. Deste total, 296 casos deram positivo para anticorpos da covid-19, equivalente a 19,05%. Dos 1.553 testados, 1.120 eram moradores de Lajeado, dos quais 195 (ou 17,41%) deram positivo. Na Minuano, foram realizados 305 testes nos dias 16, 17 e 18 de maio. Desses, 205 deram positivo, o equivalente a 67%. Dos 305 testados, 206 eram moradores de Lajeado, dos quais 171 deram positivo (ou 83%).
Nem todos os funcionários já foram testados. De acordo com o Executivo local, na medida em que as empresas seguirem medindo suas equipes — para atender aos acordos feitos com o Ministério Público e homologados pela Justiça — , e os novos resultados forem sendo apurados, serão informados às pastas de saúde do município e do Estado.
As duas empresas chegaram a ser interditadas, mas voltaram a funcionar com 50% da capacidade, conforme Klein. Agora, elas estão funcionando com as restrições de organização, distanciamento e higienização que foram acordadas com a Vigilância Sanitária, afirma o secretário.
Nesta quinta, Lajeado se tornou a segunda cidade com mais casos confirmados de coronavírus no RS. Foram 198 novos pacientes confirmados com coronavírus nas últimas 24 horas apenas no município. No total, o local registra 577 casos de covid-19 até o momento. Foram registradas 16 mortes. O município fica atrás apenas de Porto Alegre, que contabiliza 601 casos confirmados e 26 óbitos.