Divulgado nesta quarta-feira (6), o último boletim epidemiológico semanal sobre a covid-19 no Estado mostra avanço no número de surtos em ambientes fechados. Entre 20 de março e 4 de maio, houve 19 notificações. No levantamento anterior, apenas 11 casos estavam identificados. O surto é definido pela presença de dois ou mais casos de síndrome gripal, com intervalo de sete dias entre as datas de início dos sintomas dos casos, em um mesmo ambiente fechado.
O principal foco está em frigoríficos, responsável por 12 alertas da Secretaria Estadual da Saúde (SES), espalhados em 10 cidades. Devido ao alto número, os casos são acompanhados pela Justiça do Trabalho, que determinou a interdição de algumas plantas, como a unidade da JBS de Passo Fundo, no norte do Estado, em 24 de abril.
Nessa área, foram registrados um óbito de funcionário e seis secundários, referentes a pessoas e familiares que tiveram contato com os contaminados que trabalham nos frigoríficos. Pelo boletim da SES, são 240 trabalhadores que testaram positivo para a covid-19 nas 12 plantas com surto.
Devido à incidência nesse ramo de atividade, o governo do Estado editou portaria, em 29 de abril com regras específicas para o setor.
Há, ainda, um caso em um laticínio de Carlos Barbosa, na Serra, e em uma indústria de Não-Me-Toque, no norte gaúcho. Ambas somam sete doentes identificados e nenhum óbito.
O boletim ainda destaca um surto ocorrido na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do RS (Fase), com cinco testes positivos: dois em internos e três em servidores. No entanto, como não há novos casos da doença na instituição, o surto é considerado encerrado.
Através de nota, a Fase informou que diversas medidas de prevenção foram adotadas, como a suspensão temporária de visitas, uso de máscaras e compra de termômetros. Atualmente, apenas um interno está em isolamento para observação.
Lares geriátricos
Em lares geriátricos, o número subiu de dois para quatro. São dois casos em Lajeado, no Vale do Taquari, um em Passo Fundo, no norte, e um em Farroupilha, na Serra. Nessas instituições, foram confirmados 49 doentes, com quatro óbitos.
Nesta terça-feira (5), um novo caso entrou no radar da SES. Dois casos de coronavírus foram identificados pela prefeitura de Saldanha Marinho, no norte gaúcho, em um asilo municipal. Uma residente de 51 anos e uma funcionária de 41 apresentam estado de saúde estável.
Também nesta terça-feira (5), o governo gaúcho editou portaria exclusiva com medidas de proteção para esse tipo de instituição. Entre as regras, estão a proibição de visitas de pessoas com qualquer sintoma de doença respiratória e de crianças menores de 12 anos, criação de escala de visitas e distanciamento mínimo de dois metros entre residentes, funcionários e familiares.
GaúchaZH procurou a SES para comentar o aumento no número de surtos e ainda aguarda um posicionamento.