O BMW X5 é o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil. O utilitário esportivo eletrificado conta com um motor a gasolina e outro elétrico. A potência combinada é de 489 cv e a autonomia no modo 100% elétrico de até 79 quilômetros.
O utilitário esportivo é montado na fábrica da BMW, em Araquari (SC) e sua produção integra o ciclo de investimentos de R$ 1,1 bilhão da montadora no país, até 2028. Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos pela engenharia brasileira da BMW.
A produção de um veículo eletrificado no Brasil foi considerado o início de uma nova era para a empresa no país. O diretor geral da Planta Araquari do BMW Group Brasil, Otavio Rodacoswiski destacou que “o BMW X5 é o modelo em série mais sofisticado, tecnológico e potente já produzido na América do Sul. Isso é motivo de grande orgulho para todos os colaboradores da planta Araquari”.
A capacidade de produção de Araquari é para 30 mil carros/ano em três turnos de operação. Para a montagem do X5, os funcionários foram treinados para trabalhar com equipamentos específicos para alta voltagem, inclusive em sinergia com outras fábricas do BMW Group no mundo.
O motor de seis cilindros em linha a gasolina de 313 cv atua com o elétrico de 197 cv. A potência combinada é de 489 cv e força (torque) de 71,38 kgfm distribuída pelo câmbio automático de oito velocidades e tração integral.
Com a bateria é de 25,7 kWh, a autonomia no modo elétrico é de até 79 quilômetros pelo ciclo PBEV. Dois carregadores acompanham o X5, um portátil de até 11 kW e um wallbox de até 22 kW
O BMW X5 xDrive50e acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.