O prefeito de Balneário Camboriú (SC), Fabrício Oliveira, explicou, nesta quinta-feira (21), como ocorre a fiscalização de entrada de turistas paulistas no município. A cidade de São Paulo instituiu feriado prolongado para tentar aumentar o isolamento social no enfrentamento ao coronavírus. Foram antecipados os feriados de Corpus Christi, que é em junho, para quarta-feira (20), e do Dia da Consciência Negra, celebrado em novembro, para esta quinta-feira. Na sexta (22), será ponto facultativo. As cidades catarinenses estão entre os principais destinos de moradores de São Paulo.
Em entrevista ao Estúdio Gaúcha, Oliveira explicou que foram montadas barreiras sanitárias nas entradas da cidade para identificar veículos com placas do Estado de São Paulo. Esses turistas serão parados e passarão por verificações de saúde. Oliveira destacou que as pessoas não serão impedidas de entrar na cidade catarinense:
— Elas são somente monitoradas e perguntadas sobre sintomas, fazemos medição de temperatura, como sempre fizemos quando as barreiras funcionavam para o Estado e para o Brasil inteiro.
Segundo o prefeito, os primeiros casos de coronavírus registrados em Balneário Camboriú foram ocasionados por pessoas que vieram de São Paulo. Até esta quinta-feira (21), o município contabilizava 246 casos confirmados da doença. Desse montante, 147 já estão recuperados. A cidade tem duas mortes por covid-19.
— Nós tememos muito porque é uma cidade com que tem um público idoso bastante considerável. Mais de 30% do público é idoso. (...) Nós conseguimos manter os números controlados com várias medidas. Aqui é obrigatório o uso de máscaras, levamos comida, remédios, necessidade básica para idosos em casa. Fazemos vacina em casa — explicou o prefeito.
Oliveira testou positivo para o coronavírus e segue em quarentena. Ele disse que sofreu alguns sintomas da doença, como dor nas costas e um pouco de falta de ar, mas que agora está assintomático.
O decreto de Balneário Camboriú também proíbe, entre os dias 20 e 25 de maio, a locação de residenciais por dia via aplicativos, plataformas digitais e imobiliárias para moradores da cidade de São Paulo. O Executivo municipal também colocou uma equipe de profissionais da saúde no Aeroporto de Navegantes para fazer uma triagem. O município também informou a ampliação da fiscalização em bares, restaurantes e em locais públicos no período.