O governo do Rio Grande do Sul ainda não tem precisão, em tempo real, de dados sobre ocupação de leitos, número de respiradores e a quantidade de pacientes internados por suspeita ou confirmação de coronavírus no Estado. Essas informações são considerados “fundamentais” pelo governador Eduardo Leite “para a tomada de decisão” envolvendo restrições econômicas e sociais. Nesta quarta (15), Leite deve anunciar as novas regras de funcionamento do comércio.
A falta de informações atualizadas sobre a estrutura hospitalar gaúcha, segundo o governo do RS, deve-se ao fato de que os hospitais ainda não repassaram os dados solicitados.
Em transmissão pela internet, nesta terça-feira (14), o governador “rogou” aos hospitais que informem os dados, lembrando que disso dependem decisões sobre decretos.
– Falando no Estado, como um todo, estamos tratando também sobre os hospitais. Os hospitais do nosso Estado precisam acessar a plataforma, inserir todos os dados que nós montamos, para que tenhamos o controle dos leitos, a ocupação dos leitos clínicos, dos leitos de terapia intensiva. Mais uma vez nós rogamos aqui aos hospitais que façam o preenchimento desses dados que são fundamentais para a tomada de decisão sobre restrição de circulações, nos decretos que nós emitimos – disse Leite, na transmissão ao vivo.
Procurada, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) disse que não informará quantos hospitais – dos cerca de 300 do Estado – já repassaram os dados pedidos.
No dia 9, ao detalhar a medida, Leite afirmou: "Para o Estado, é imprescindível termos o controle de internações. Só assim teremos a noção exata da evolução da doença e poderemos adaptar nossas políticas públicas". Ao anunciar a medida em seu site, a SES afirmou, no mesmo dia, que "a negligência em realizar a atividade será passível de punição cível, administrativa e criminal".
A necessidade de informar esses números sobre leitos, equipamentos e pacientes de covid-19 foi decretada no dia 9, por Leite. O decreto determina que o cada hospital informe, entre outros dados:
- Número de leitos UTI adulto operacionais totais (SUS e Privados)
- Número de leitos UTI adulto operacionais SUS
- Número de leitos para adultos operacionais totais fora da UTI, com possibilidade de internação por covid-19
- Número de leitos UTI pediatria neoneonatal operacionais totais (SUS e privados)
- Número de leitos UTI pediatria e neonatal operacionais SUS
- Número de respiradores fora das UTI
- Número de monitores cardíacos
Procurada, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) se disse "favorável ao controle dos dados e tem se posicionado, em comunicação com os gestores, a favor do preenchimento dos mesmos, porém, não tem o controle individual da divulgação de cada entidade".