Fechado desde 10 de março, o Hospital Bom Jesus (HBJ), de Taquara, reabre as portas na quinta-feira (16) com o objetivo de ser referência no enfrentamento ao coronavírus no Vale do Paranhana. Sob a gestão da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), a unidade de saúde terá 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos de internação clínica, todos destinados ao tratamento de pacientes diagnosticados com a covid-19 nas cidades da região, incluindo São Francisco de Paula e Cambará do Sul.
O HBJ fechou quando a Associação Beneficente Silvio Scopel (ABSS), nomeada gestora do hospital via intervenção judicial em dezembro de 2017, anunciou que deixaria a função. Desde lá, a unidade está de portas cerradas à comunidade. A ABSS se retirou da administração dias após reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI) mostrar que a entidade tinha histórico de gestões temerárias em diversos centros de saúde.
Conforme o presidente da Associação Vila Nova, Dirceu Dal’Molin, a reabertura do hospital foi possível após parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Taquara.
— Até o final do mês, o serviço de oncologia clínica da instituição voltará a funcionar. Os pacientes que já vinham realizando intervenções e exames no hospital também poderão retomar seus tratamentos — avisa Dal’Molin.
Pelo acordo, a prefeitura irá fazer o repasse de R$ 366 mil mensais, e o governo gaúcho, de R$ 1,6 milhão para que a entidade possa fazer a gestão do hospital. O contrato para prestação de serviços é de cinco anos.