A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HUFurg/Ebserbh) irão realizar 4 mil testes moleculares para o diagnóstico do coronavírus em Rio Grande. A compra dos testes foi definida na manhã desta sexta-feira (3), em reunião do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg), que aprovou o uso de R$ 430 mil de seu fundo de contingência. O recurso será utilizado para a aquisição dos materiais de consumo dos testes.
A diferença do teste molecular para o teste rápido é que o molecular apresenta um exame biológico completo e permite identificar a presença do vírus já nos primeiros dias da doença. No teste rápido, são necessários sete dias para a comprovação, não ampliando o diagnóstico do vírus.
O prazo para entrega dos testes moleculares será de aproximadamente 20 a 30 dias, período que será dedicado à reforma e adaptações do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) e outros três laboratórios da Área Interdisciplinar de Ciências Médicas do HU que irão processar os exames.
Em Rio Grande, a expectativa é chegar ao número suficiente para atender a população. Além dos que foram comprados nesta sexta-feira, a prefeitura está adquirindo cerca 1,5 mil testes rápidos. Existe o planejamento de entidades empresariais da aquisição de mais 6,5 mil em breve.