A Espanha registrou 932 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou o ministério da Saúde nesta sexta-feira (3). Este é o segundo dia consecutivo que o país supera a barreira de 900 óbitos, depois do recorde de 950 na quinta (2).
Já são 10.935 mortos pela doença na Espanha, segundo país em número de vítimas fatais provocadas pela pandemia de covid-19, atrás apenas da Itália.
As regiões mais afetadas são Madri, com pouco mais de 40% das vítimas (4.175), e Catalunha, que superou a barreira de 2 mil mortes (2.093). As duas regiões estão com as emergências de vários hospitais saturadas pelo intenso fluxo de enfermos, o que forçou, de acordo com vários depoimentos, a restringir as internações e privilegiar as pessoas com melhor histórico clínico.
Os espanhóis estão confinados desde 14 de março, por decreto do governo, e a medida deve prosseguir pelo menos até 11 de abril. O país interrompeu nesta semana e na próxima as atividades "não essenciais", o que reduziu ainda mais os deslocamentos da população.