O presidente americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira (31) que considera seriamente proibir viagens aos Estados Unidos originadas do Brasil em função da pandemia do coronavírus.
Durante coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump afirmou que está "absolutamente examinando uma proibição" a viagens a partir do Brasil.
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que busca uma parceria próxima com o país norte-americano, causou controvérsia ao afirmar que a pandemia do novo coronavírus não passava de uma "gripezinha" e dizer que as pessoas fora do grupo de risco deveriam continuar trabalhando.
Até a noite desta terça, o Brasil contou 5.717 pessoas infectadas e 201 mortes. A expectativa é que a crise chegará ao auge no fim de abril.
O governo Trump já impôs proibições a viagens de fortes parceiros econômicos dos Estados Unidos, incluindo a China e a União Europeia, como parte de um esforço global para conter a disseminação do vírus.
Os Estados Unidos registram 3.416 mortes por covid-19 e ultrapassaram a China no número de vítimas fatais — atrás apenas de Itália e Espanha.