A Região Central do Estado já contabiliza três casos confirmados de coronavírus - dois em Santa Maria e um em Santiago. Os dados constam no balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta segunda-feira (23), que confirmou mais 11 casos no Estado.
Em Santiago, a confirmação da doença se deu em um homem de 29 anos que no dia 11 de março viajou para São Paulo. Conforme a prefeitura, no dia 13 de março ele retornou, passando por Porto Alegre, onde no mesmo dia pegou um ônibus até Santiago. Cinco dias depois, começou a apresentar os primeiros sintomas como febre, calafrios, tosse seca, diarreia e cansaço. O paciente que mora com os pais está em isolamento domiciliar há seis dias. A mulher com quem ele viajou também está em isolamento com a família, mas não apresenta nenhum sintoma.
Conforme a secretaria de Saúde de Santiago, antes de apresentar os sintomas, o paciente seguia uma rotina normal e participou de uma palestra. A pasta afirma que foi feito uma análise das pessoas que tiveram contato com ele e que participaram do evento para que também sejam monitoradas caso apresentem algum sintoma.
Já em Santa Maria, o caso mais recente confirmado é de uma mulher, de 60 anos, que voltou de um cruzeiro pela costa brasileira. Segundo a prefeitura, na última quarta-feira (18), ela procurou uma clínica particular com sintomas gripais leves. Desde então, está em isolamento domiciliar. Familiares e contatos próximos estão sendo monitorados. A paciente segue com quadro estável.
Já o primeiro caso confirmado em Santa Maria, oficializado ainda na noite de sábado, se trata de um homem de 32 anos, que contraiu a doença durante viagem para Joinville.
Casos descartados
O casal de franceses que procurou atendimento no Hospital da Brigada Militar em Santa Maria foi descartado para a suspeita de coronavírus. Eles estavam em viagem pela América Latina e, na semana passada, apresentaram sintomas como febre e tosse e buscaram atendimento na instituição - onde permaneceram em isolamento. Nesta segunda-feira, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), em transmissão ao vivo em sua rede social, afirmou que a doença foi descartada para os dois.