Por conta da pandemia de coronavírus, apenas ônibus vazios poderão ingressar em território catarinense a partir deste fim de semana. A medida, anunciada pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, serve para repatriar às suas casas turistas de outros Estados e países que estão em Santa Catarina e complementa decreto emitido na última quinta-feira (19), que proibia a entrada e circulação de veículos de transporte coletivo em território estadual.
— Essa é uma medida necessária para solucionar um problema pontual e garantir que as pessoas possam ser repatriadas pelos seus países ou local de origem — explicou o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.
Os veículos serão escoltados até o local onde os turistas irão embarcar e o retorno deverá ser imediato à cidade de origem. As empresas catarinenses de transporte coletivo que tenham linhas para outros países também estão autorizadas a levar os turistas de volta ao seu país, desde que retornem sem passageiros.
— É importante que os turistas, que sempre são bem-vindos aqui em Santa Catarina, tenham o entendimento do momento que estamos enfrentando, não só no nosso estado, mas também no mundo. Essa é uma medida necessária para que, em breve, todos possam retornar — declarou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Mané Ferrari.