Mesmo sem ter casos confirmados por coronavírus, Guaíba começou a se mobilizar para enfrentar a doença. A cidade, próxima de Porto Alegre, iniciou a montagem de uma estrutura provisória para receber pessoas com sintomas.
O centro de triagem começou a ser erguido nesta quarta-feira (25) no pátio do Pronto-Atendimento da cidade, no Centro – o único serviço de saúde 24 horas da cidade. A estrutura conta com nove consultórios e uma área aberta, de espera, com cadeiras que deverão ter uma distância mínima para evitar um possível contágio. A obra está sendo feita pela empresa Celeiro, contratada de forma emergencial.
Quem chegar ao Pronto-Atendimento com sintomas parecidos com o da Covid-19 será encaminhado para a triagem, feita por profissionais da empresa que administra o local. Os demais poderão seguir direto para atendimento.
- O objetivo é não misturar os pacientes com sintomas de coroanavírus com aqueles do dia a dia. A gente não sabe qual será a demanda na cidade, que não é muito grande, mas esta é uma prevenção. Também estamos tentando conseguir com os governos estadual e federal mais leitos para o Pronto-Atendimento – afirma o secretário de Saúde, Jocir Panazzolo.
A previsão é de que a montagem seja concluída entre esta quinta (26) e sexta-feira (27). O atendimento no centro de triagem começa a ser feito, de fato, no sábado (28).
A contratação da estrutura é válida por três meses. Se a situação ainda não estiver controlada após este período, o contrato poderá ser prorrogado.
A cidade não conta com nenhum hospital. Todos os pacientes graves são estabilizados no Pronto-Atendimento e, depois, levados a instituições de Porto Alegre.
Até a noite passada, Guaíba tinha cinco casos suspeitos de coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Onze já foram descartados.