Profissionais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) finalizavam nesta segunda-feira (23) ajustes para operação do centro de triagem de coronavírus. A estrutura fica a cerca de cem metros do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona norte de Porto Alegre, junto à Escola GCH, na Avenida Francisco Trein, 326.
Os quatro consultórios e as salas de espera e de estabilização estão prontos. Quando a reportagem de GaúchaZH esteve no local, por volta das 15h, era feita a higienização dos espaços. Nesta terça-feira (24), pelo menos quatro barracas serão instaladas pelo Exército de na parte externa na Escola GCH.
Segundo o diretor-presidente do grupo, André Cecchini, o objetivo é receber todos os pacientes com sintomas da covid-19 nesse local.
— Vamos centralizar toda a triagem fora do Hospital Conceição. Será feito de tal maneira que não tumultue o atendimento que o hospital tem prestado para outros pacientes e pacientes covid mais graves. A triagem desde pacientes leves, que vão para casa, até os mais graves, que deverão ser internados, vai ser realizada nessa estrutura — destaca Cecchini.
O objetivo é fazer com que o centro de triagem esteja pronto para funcionar na quarta-feira (25). Assim que começar a operar, todos os pacientes com sintomas de coronavírus deverão ir direto para esse local e não mais para a emergência do Hospital Conceição. Profissionais de outras áreas do GHC serão realocados para atender no centro de triagem. Se os quatro consultórios derem conta da demanda, as barracas que serão montadas do lado de fora não precisarão serem usadas. Se a procura for muito grande, toda a estrutura vai funcionar.
A orientação é para que pacientes sem gravidade procurem as unidades básicas de saúde ou o médico de referência. As emergências dos hospitais devem servir apenas para casos mais graves.