O Rio Grande do Sul está em "alerta máximo" de atenção para possíveis casos de coronavírus, conforme a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann. Segundo ela, o governo elaborou um plano de contingência e monitora constantemente a situação. A informação foi concedida em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha, na noite desta quarta-feira (5).
— Estamos em nível de atenção máximo, alerta máximo. Desde o começo, estamos fazendo uma organização de estratégias, buscando possíveis casos. Estamos vigilantes, mas também precisamos que as pessoas tomem cuidado. Se sentirem os sintomas, que procurem uma unidade básica de saúde — ressaltou.
No início da tarde desta quarta-feira, o Ministério da Saúde informou que cinco casos suspeitos de coronavírus no RS estão sendo investigados pelas autoridades. Até terça (4), eram quatro casos localizados em Canoas (dois pacientes), Morro Reuter e em Novo Hamburgo. Este novo caso, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, é de um bebê de seis meses, que estava na China. Os pais da criança — que não apresentam os sintomas — procuraram atendimento em Porto Alegre na terça.
A secretária afirma que o governo estadual está fazendo contato com prefeituras gaúchas, para dialogar sobre o problema. O Executivo também colocou em funcionamento o centro de operações de emergência, que faz análises e monitora os possíveis casos.
Segundo Arita, uma reunião foi realizada na manhã desta quarta com uma associação dos municípios do Vale do Sinos, na presença também de prefeitos das localidades. O encontro ocorreu por causa da incidência de casos nessa região.