O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (21) que mudou os parâmetros de definição de casos suspeitos de coronavírus. Antes, eram encaixados nessa situação pessoas com febre e sintoma respiratório (tosse ou falta de ar, por exemplo) e que tinham viajado à China nos últimos 14 dias. Agora, além da China, serão investigados casos de pacientes que viajaram para Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Vietnã, Cingapura, Tailândia e Camboja.
O Ministério da Saúde argumenta que houve aumento de 14% de casos confirmados de coronavírus fora da China, mais especificamente nesses países incluídos, e que essa situação resultou em um “aumento de atenção” do governo brasileiro. A pasta informou que já avisou portos e aeroportos sobre os novos parâmetros adotados pelo ministério. A ideia é monitorar passageiros que chegam desses países.
O Ministério da Saúde continua recomendando que pessoas não viajem à China. Não há essa mesma recomendação para as outras regiões.
Nesta sexta-feira (21), o Brasil tem apenas um caso suspeito de coronavírus localizado no Rio de Janeiro. Não há casos confirmados no país.