Cerca de mil hóspedes e funcionários de um hotel em Tenerife, nas Ilhas Canárias, território da Espanha próximo à África, foram colocados em quarentena após a confirmação de que um turista italiano que ficou alojado no local está com coronavírus. As autoridades sanitárias determinaram o isolamento do H10 Costa Adeje Palace na segunda-feira (24), enquanto ainda aguardavam o resultado do teste para o vírus. As informações são do jornal The Guardian e do El País.
Este é o sétimo caso confirmado na Espanha: outros estão em Barcelona, Madri, na ilha La Gomera, na ilha de Maiorca e no arquipélago das Ilhas Baleares. Simultaneamente à informação de quarentena do hotel, Tirol — Estado da Áustria que faz fronteira com a Itália — confirmou seus dois primeiros casos de coronavírus e a Croácia informou o primeiro, em um paciente na capital, Zagreb.
Aos hóspedes do hotel de Tenerife, os gerentes enviaram uma carta informando que eles deveriam permanecer em seus quartos. Em nota, o H10 Costa Adeje Palace afirmou que "implementou todas as recomendações operacionais e de saúde das autoridades de saúde para garantir a segurança e o bem-estar de clientes e funcionários", e que estão "oferecendo aos clientes e funcionários do hotel todo o cuidado e atenção necessários para que, apesar dos inconvenientes que essa situação possa causar, eles sejam atendidos da melhor maneira possível".
Um dos hóspedes que está isolado no hotel concedeu entrevista por telefone à Reuters e queixou-se da falta de informação.
— Podemos ver pela janela que há agentes de segurança do lado de fora do hotel e cerca de 50 funcionários do hotel — disse Christopher Betts.
Betts também contou que os hóspedes receberam permissão para tomar café da manhã no restaurante do hotel, e que ele não havia sido testado para o vírus.
— Não recebemos nenhuma informação — informou.
A associação de hoteleiros de Tenerife pediu calma e afirmou que os protocolos estabelecidos já estavam sendo realizados.
— O hotel onde o turista afetado estava hospedado está fazendo todo o possível para lidar com a situação e está demonstrando total responsabilidade e seguindo todas as etapas estabelecidas no protocolo. A situação dentro do hotel é normal, todos os clientes são mantidos informados sobre o que está acontecendo e estão cooperando plenamente quando se trata de seguir as recomendações estabelecidas pelas autoridades — disse uma porta-voz.
Na noite de segunda-feira, o Ministério Regional da Saúde divulgou um comunicado informando que "um cidadão italiano deu positivo durante os testes iniciais no Hospital Universitário de Nossa Senhora da Candelária", em Tenerife. A nota ainda diz que as amostras foram enviadas para o Centro Nacional de Microbiologia, próximo a Madri, para outros testes.
"O homem está isolado e sob supervisão médica. As Ilhas Canárias, em coordenação com o Ministério Nacional da Saúde, ativaram o mesmo protocolo adotado em outras partes do país onde outros casos suspeitos da doença foram detectados", informa o comunicado.