Foi publicada nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 921, de 7 de fevereiro, que abre crédito extraordinário, em favor do combate ao coronavírus. O documento destina, ao todo, R$ 11.287.803 para o Ministério da Defesa.
A publicação ocorre um dia depois da chegada dos 30 brasileiros e dos quatro familiares que estavam na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da doença, ao aeroporto da base militar em Anápolis (GO). Eles irão permanecer em quarentena por 18 dias.
Na quinta-feira (6), foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro uma lei que dispõe sobre medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. Ele vinha apontando a ausência de uma lei que criasse a figura jurídica da quarentena sanitária como um dos obstáculos para a evacuação dos brasileiros de Wuhan. A presença da legislação facilita, por exemplo, a liberação de verbas para estes fins.
No sábado (8), conforme boletim emitido pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul somou mais uma notificação de caso suspeito – são três até agora. São Paulo tem atualmente três ocorrências em investigação, enquanto o Rio de Janeiro tem duas e Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina têm uma cada, totalizando 11. Nenhum caso foi confirmado até o momento.
Em todo mundo, já são 910 casos de mortes causadas pelo coronavírus – 908 só na China, uma em Hong Kong e outra nas Filipinas. A cifra mundial supera o balanço da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS), que matou 774 pessoas em em 2002-2003.