A poucos dias do Carnaval, os bancos de sangue que atendem o Estado e a Capital precisam de doações. Devido ao período de férias e aos feriados prolongados, o número de doadores costuma cair e, com isso, os bancos precisam repor o estoque de todos os tipos sanguíneos.
O Hemocentro do Rio Grande do Sul é responsável pelo atendimento de 40 hospitais, incluindo a Região Metropolitana e o Litoral Norte. Cerca de cem municípios dependem da doação do sangue coletado na Capital.
Segundo a coordenadora de Captação de Doadores do Hemocentro, Gesiane Ferreira, nesta época do ano é comum que os níveis de sangue do banco diminuam e a necessidade aumente. O Hemocentro solicita principalmente a doação de sangue O positivo e O negativo. As doações podem ser feitas na sede do Hemocentro, na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, e o atendimento segue até sexta-feira (21), das 8h às 18h. O atendimento será interrompido na segunda (24) e na terça (25) de Carnaval e retorna na quarta-feira (26), às 13h.
Na Santa Casa, os estoques também estão baixos. A instituição pede doação de todos os tipos sanguíneos, já que houve queda de 50% nos últimos dias. A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, e sábado, das 7h30min às 12h. Na segunda-feira de Carnaval, o banco de sangue estará funcionando das 7h30min às 12h, e na terça o local ficará fechado.
No Hospital de Clínicas, os estoques de sangue estão críticos. O pedido é principalmente para doação dos tipos de sangue Rh negativo. Os tipos O negativo, A negativo, B negativo e AB negativo são os que possuem menos estoque. As doações podem ser agendadas pelo site do Clínicas e os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e nos sábados, das 8h às 12h, limitando a 80 atendimentos. Não haverá coleta na segunda e na terça-feira de Carnaval, que será retomada na quarta, das 12h às 16h.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição solicita doações especialmente devido à demanda do Hospital Cristo Redentor, que costuma atender vítimas de acidentes. A instituição pede, com urgência, doação de sangue do tipo O negativo e plaquetas. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e os sábados das 7h30min às 12h, com limite de 80. A doação é feita na Avenida Francisco Trein, 596. Na segunda-feira o banco de sangue estará funcionando das 7h às 12h. O atendimento retorna na quarta.