As autoridades chinesas divulgaram nesta quinta-feira (noite de quarta, 19, no Brasil) que foram registradas mais 108 mortes na província de Hubei, na China, elevando a 2.112 o número de vítimas fatais no país pela epidemia do novo coronavírus. Há outros seis mortos em outros países, sendo dois em Hong Kong, dois no Irã, um na França e um nas Filipinas.
A maior parte dos óbitos foi registrada na capital da província, Wuhan, onde o vírus surgiu pela primeira vez em dezembro, de acordo com a atualização diária da comissão de saúde de Hubei. Até o momento, mais de 74,5 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no mundo.
Autoridades sanitárias de Hubei tinham declarado o registro de 615 novos casos em Wuhan e outros 13 nas demais localidades da província. No entanto, a comissão sanitária de Hubei defende que houve uma redução no número de casos anteriormente registrados em várias cidades da província, divulgando o total de 279. O balanço, com correção, mostra um aumento de 349 novos casos em toda a província.
Mesmo antes do ajuste, o número de novos casos foi menor nesta quinta do que os últimos divulgados em outros dias. Na quarta, por exemplo, foram registrados 1.693 novos casos em Hubei.
Na quarta-feira, dois idosos morreram no Irã contaminados por coronavírus, informou a agência oficial Irna, horas depois de ter informado sobre os dois primeiros casos no país.
"Infelizmente, ambos morreram em uma unidade de cuidados intensivos por causa da idade avançada e do colapso de seu sistema imunológico", anunciou Irna, citando o porta-voz do Ministério da Saúde, Kianoush Jahanpour.