As autoridades de Pequim relataram nesta segunda-feira (27) a primeira morte na capital chinesa pelo novo vírus mortal que se espalhou rapidamente por todo o país, matando mais de 80 pessoas e causando alarme global.
A vítima era um homem de 50 anos que visitou a cidade central de Wuhan, o epicentro do surto, em 8 de janeiro e desenvolveu febre depois de retornar a Pequim sete dias depois, informou a comissão de saúde da cidade.
Ele morreu nesta segunda-feira de insuficiência respiratória.
Um total de 80 dos mais de 2,700 casos foi registrado na capital chinesa, que tem 20 milhões de pessoas.
As autoridades promulgaram amplas restrições de viagens em todo o país, numa tentativa desesperada de impedir que o vírus se espalhe ainda mais.
As proibições de transporte foram promulgadas em Wuhan e outras cidades na província central de Hubei, efetivamente isolando cerca de 56 milhões de pessoas.
Pequim interrompeu o serviço de ônibus de longa distância.
Esclareça suas dúvidas sobre o coronavírus
O que é?
O coronavírus é uma família de vírus que causa síndromes respiratórias, como resfriado e pneumonia. Versões mais graves do coronavírus causam doenças piores, como a temida Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, sigla em inglês), responsável pela morte de mais de 600 pessoas na China e em Hong Kong entre 2002 e 2003. A versão de vírus que circula agora é uma espécie nova, desconhecida da comunidade médica, e o medo é de uma pandemia global.
Quais os sintomas?
Dentre os possíveis sintomas estão febre, dor, dificuldade para respirar, tosse, diarreia e pneumonia.
O vírus é transmitido facilmente?
David Heymann, da OMS, afirmou que a transmissão é mais fácil do que se pensava, informou a rede de televisão norte-americana CNN. Antes, imaginava-se que era apenas por contato entre saliva e mucosa. Agora, as evidências apontam que o vírus passa de forma mais distante, como quando alguém tosse no rosto de outra pessoa. No entanto, ele destacou que não há evidências de que o vírus se espalhe pelo ar, dentro de um cômodo, como é o caso da gripe.
Onde surgiu?
Na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
Como surgiu?
A origem possível é um mercado de peixes e frutos do mar. Um estudo apontou que o hospedeiro inicial pode ser morcegos, mas que há possibilidade de existir outro animal como hospedeiro intermediário.
Como ele é transmitido?
De animal para pessoa e de pessoa para pessoa. Segundo o governo chinês, o vírus pode se modificar e ser transmitido. Segundo o CDC, pessoas mais velhas e doentes parecem ter maior risco.
Como é o tratamento?
Não há tratamento contra o coronavírus em si, apenas contra os sintomas. Pacientes tomam remédio para baixar a febre e podem receber máscara de oxigênio para respirar melhor, por exemplo.
Preciso me preocupar com a chegada do vírus ao Brasil?
Segundo o Ministério da Saúde, não há caso suspeito no Brasil. No Rio Grande do Sul, um possível caso foi descartado. Não há transmissão fora da China.
Quais os cuidados?
Lavar as mãos (sobretudo quem passar por aeroportos), evitar contato dos dedos com mucosas do nariz, olhos e boca. É recomendável usar álcool em gel.
A vacina contra a gripe protege?
Não. Segundo Alexandre Zavascki, chefe da Infectologia do Hospital Moinhos de Vento e professor da UFRGS, o vírus da gripe não é o coronavírus, e sim o influenza. Portanto, a vacina regular tomada antes do inverno não protege.
Por que o nome coronavírus?
Visto de um microscópio, o coronavírus parece uma coroa ou auréola. Em inglês, coroa é "crown".
* AFP