No dia 26 de janeiro, um evento no Parque da Redenção, em Porto Alegre, discutirá o tema saúde mental. Pelo menos 15 profissionais ligados à área organizarão rodas de conversa, distribuirão informativos sobre o assunto e promoverão um momento de relaxamento coletivo.
É a maior ação na capital gaúcha relacionada à campanha Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão e que espalhou pelos Estados brasileiros e outros países.
Cinco atitudes que podem ajudar a ter uma vida mais plena
- Faça atividades físicas — Praticar uma atividade faz com que o corpo produza mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar. Eles influenciam diretamente no humor, no apetite, no ritmo cardíaco e no sono reduzindo sintomas de estresse e ansiedade.
- Tenha um sono com qualidade — Dormir pelo tempo necessário, entre seis e oito horas ininterruptas diárias, ajuda no descanso da mente.
- Relaxe a sua mente todos os dias — Descubra a atividade que lhe ajudará a manter a mente mais relaxada. Pode ser ouvindo uma música, praticar exercícios de respiração ou meditar. O importante é ter a consciência da necessidade de manter a mente relaxada por um tempo, diariamente.
- Pratique uma atividade de lazer — Duas vezes por semana, pelo menos, dedique um tempo do dia para praticar uma atividade que goste de fazer, um hobby.
- Socialize — É fundamental manter uma rede de amigos fora das redes sociais da internet. É preciso olhar nos olhos do outro, conversar e abraçar. Se não tiver amigos, busque um grupo com o qual se identifique: seja de dança, de praticantes de esportes, um coral ou outra atividade que lhe dê prazer. Certamente, encontrará pessoas com gostos parecidos, facilitando o desenvolvimento de novas amizades.
Fonte: Samanta Sittart, psicóloga, escritora e integrante do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde Mental, do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.
Dez ações para você começar agora
- Esteja mais presente.
- Viva a vida com respeito.
- Tenha mais diálogos.
- Invista em afeto.
- Cuide da sua saúde.
- Busque autoconhecimento.
- Dê-se mais tempo.
- Viva com mais sentido.
- Diga não a violências.
- Diga não a preconceitos.
Fonte: Leonardo Abrahão, criador da campanha Janeiro Branco.