Neste sábado (30), Dia D de Vacinação contra o sarampo para jovens de 20 a 29 anos, 45 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre estarão abertas das 8h às 17h para atender a população (confira a lista e os endereços aqui). Uma unidade móvel também estará em operação no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 16h.
Até sábado, a SMS oferece vacina com componente contra sarampo em todas as salas de imunização. Em quatro locais, o horário será das 8h às 22h: Centro de Saúde Modelo e unidades de saúde Tristeza, Ramos e São Carlos. Na Clínica de Saúde da Família da Restinga, o funcionamento será das 8h às 20h, e nas demais unidades, das 8h às 17h.
No Rio Grande do Sul, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a expectativa é que mais de 1,5 mil postos estejam abertos extraordinariamente para a ação, de acordo com as definições por parte dos municípios. Segundo o Ministério da Saúde, há uma estimativa de que quase 750 mil pessoas dessa faixa etária no Estado não receberam nenhuma das doses da vacina contra o sarampo.
Na Capital, foram confirmados 13 casos de sarampo neste ano, e seis estão na faixa etária da campanha. Os outros sete são um bebê com menos de um ano, três jovens de 18 anos e três adultos com mais de 30 anos. De acordo com dados mais recentes do Núcleo de Imunizações da SMS, na primeira semana da campanha de vacinação de jovens, entre 18 e 22 de novembro, foram aplicadas 2.281 doses de tríplice viral.
A vacina com componente contra sarampo está incluída no calendário oficial de imunizações do país e disponível na rede pública de saúde para todas as pessoas de seis meses a 49 anos. O esquema vacinal para garantia de proteção depende da faixa etária. A indicação é que a condição vacinal seja avaliada em visita a uma unidade de saúde.
Até 29 anos, devem ser comprovadas duas doses na caderneta de vacinação. Caso a pessoa não tenha comprovação, a primeira dose será feita na campanha e a segunda, em intervalo mínimo de 30 dias.