Neste sábado (30), é o Dia D de vacinação contra o sarampo destinado ao público-alvo da segunda etapa da campanha que são jovens de 20 a 29 anos. A meta em Santa Maria é de que, até o fim da campanha, 43,2 mil pessoas desta faixa etária sejam imunizadas. Contudo, até o momento, às vésperas do encerramento, somente 5% deste total procurou as unidades de saúde. De acordo com a responsável pelo setor de imunizações da prefeitura, Lisiane Hinterholz, a baixa adesão preocupa, principalmente, porque pelo calendário estipulado pelo Ministério da Saúde a campanha termina neste sábado e ainda não se tem nenhuma sinalização sobre prorrogação. Ela também destaca os principais motivos da baixa procura pelas doses:
— A questão do medo da vacina e das informações desencontradas contribuem para baixa procura. As pessoas acreditam que não vai acontecer com elas, mas no momento que aparece um caso, é aquela correria em busca da vacina – sendo que a dose demora 15 dias para começar a fazer efeito no organismo e as pessoas também não se dão conta disso. Se hoje aparecesse um caso confirmado de sarampo em Santa Maria – o que ainda não temos – tenho certeza que atingiríamos essa meta rapidamente.
Neste sábado, no Dia D de imunização, as unidades de saúde de Santa Maria estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. As exceções são as salas de vacina dos postos de saúde Rubem Noal, Joy Betts e dos distritos de Arroio do Só e Pains porque, conforme a prefeitura, esses locais estão em reformas ou apresentam algum tipo de problema. A orientação é que a população dessas localidades procure as unidades de saúde mais próximas para garantirem a imunização.
O público-alvo desta etapa da campanha são jovens de 20 a 29 anos, mas a solicitação é para que todas as pessoas de 6 meses a 49 anos coloquem a sua vacinação contra o sarampo em dia neste sábado. É solicitado também que seja levada a caderneta de vacinação, pois a situação de cada pessoa será avaliada no local.
Nesta sexta-feira (29), uma ação que integra a campanha de vacinação contra o sarampo é realizada no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As doses serão aplicadas até as 19h. O último ponto de vacinação será próximo ao Restaurante Universitário. Pela manhã, também foram aplicadas doses na Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e à noite a Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) também receberá esta ação.