Na noite desta quinta-feira (14), o Hospital Moinhos de Vento promoveu a formatura da 10ª turma de técnicos em enfermagem para moradores da Restinga e do extremo sul de Porto Alegre. A iniciativa é uma parceria da instituição com o Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS e a formação é toda gratuita — bolsa, transporte, uniforme e material são custeados pelo hospital.
Neste 10º ano do curso, 38 novos técnicos foram entregues ao mercado de trabalho e se somam aos 232 graduados formados nas edições anteriores. O curso tem 1,6 mil horas de duração, utiliza a metodologia de ensino da Escola Técnica do Moinhos de Vento e visa prestar assistência no âmbito do SUS.
Conforme Glória Soares, 22 anos, uma das alunas, o curso surgiu exatamente no momento em que estava procurando emprego, e a área da saúde sempre foi um sonho de vida.
— Essa é a realização de um sonho que talvez eu não conseguisse alcançar sozinha. Agora, tenho uma profissão e vou pode fazer aquilo que eu gosto: cuidar das pessoas — disse Glória, às lágrimas, durante a formatura.
Sonho também foi a palavra utilizada por Rudimilla Scaranto Batista, 29 anos, para descrever a emoção de ter se formado no curso. Durante a formação, teve a chance de realizar o estágio complementar na UTI Neonatal, que sempre foi um desejo de vida.
— Essa conquista é muito grande, muito significativa. Mas ainda tem um longo caminho pela frente. É uma área que precisa de muita especialização, muito estudo, muito cuidado e, sobretudo, muito carinho com os bebês e acolhimento com os pais — acredita Rudimilla.
Responsável pela seleção e pelo acompanhamento dos alunos, a diretora da Escola Técnica do Hospital Moinhos de Vento, Rosângela Maria da Rosa Vieira, se considera uma espécie de "ponte" entre o passado e o futuro dos novos técnicos:
— Temos a oportunidade, através da formação profissional, de transformar indivíduos e famílias. E, assim, contribuir para a condição e a inserção social de uma comunidade.