O Dia das Crianças de 2019 será inesquecível para um grupo de pais que enfrenta o desafio de acompanhar seus filhos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Os bebês, em sua maioria prematuros, foram fantasiados de super-heróis e fotografados para simbolizar a coragem e a luta dos pequenos pacientes e de suas famílias. As duas dezenas de berços da unidade foram ocupadas por batmans, mulheres-maravilha, capitães américa e batgirls mirins, entre outros nomes capazes de façanhas tão impressionantes quanto encarar a dura rotina de um hospital tão cedo na vida.
— Foi muito emocionante. Os pais passam por um momento muito difícil, então essas coisas tornam a situação um pouco mais leve para a gente. Nossos bebês realmente são super-heróis lutando pela vida todos os dias — conta a advogada Caroline Bach Damásio, 32 anos, mãe de Catarina Damásio Dambros, nascida prematura de 34 semanas no dia 7 de outubro.
As fantasias foram confeccionadas por integrantes da equipe do Moinhos de Vento e pelos próprios familiares. Mas os pais e mães não sabiam que, ao longo da semana, os filhos já haviam sido fotografados com as roupas. As imagens foram impressas com inscrições individualizadas representando os desafios de cada paciente.
Catarina, por exemplo, apareceu na foto de Batgirl com a frase "Sou uma guerreira e filha de mãe diabética. Lutei muito pela vida e continuo lutando". Neste domingo, a menina já conseguiu sair da incubadora e ir para o berço — um passo importante na recuperação.
Já Izzie Iasculski da Silva, nascida em 10 de setembro, com 30 semanas de gestação, recebeu a inscrição "Com coragem e força, sairei da UTI neonatal vitoriosa".
— Vê-los assim nos dá força para acreditar que um dia vamos para casa todos bem — diz a mãe de Izzie, Patrícia da Silva Iasculski, 27 anos.
Enfermeira e coordenadora assistencial materno-infantil do hospital, Andréia Amorim conta que em datas marcantes a equipe da UTI procura fazer eventos que ajudem a deixar o ambiente naturalmente pesado de uma unidade de tratamento intensivo um pouco mais leve. Segundo Andréia, o impacto do Dia das Crianças celebrado no sábado (12) foi grande entre os pais:
— Muitos choraram com a homenagem. Uma das mais emocionadas era uma mãe de gêmeos, dos quais um infelizmente não resistiu e o outro segue conosco.