O Grupo RBS dá a largada em um novo capítulo do projeto Ideias para o Futuro, que no ano passado possibilitou uma profunda reflexão sobre o futuro do trabalho e da gestão pública. O assunto agora é a longevidade. As transformações na sociedade já começam a ser sentidas e ganharão uma velocidade ainda maior nas próximas décadas, como reflexo do aumento da proporção da faixa etária acima de 60 anos na população do Estado e do Brasil.
A iniciativa, que conta com o apoio da Unimed Federação/RS, começa com esta reportagem que analisa o fenômeno e seus impactos. Seguirá em Zero Hora até janeiro de 2020, com uma série de artigos, de especialistas do país e do Exterior, abordando os mais diversos ângulos desta transformação. Os textos estarão disponíveis em uma seção exclusiva 60+ em GaúchaZH, que trará ainda podcasts sobre o tema. O conteúdo será abordado também pelo Programa das Sete, da Rádio Atlântida, pelo Gaúcha+ e pelo Supersábado, da Rádio Gaúcha.
Continue lendo
O Especial 60+ está dividido em cinco partes. Clique para acessar as outras matérias:
Projeção indica que o Rio Grande do Sul passa a ter mais idosos do que crianças e adolescentes de zero a 14 anos.
Os centros urbanos precisam adaptar sua infraestrutura e serviços para se tornarem mais amigáveis aos idosos.
O fundador do Centro Internacional da Longevidade Brasil e um dos maiores especialistas em envelhecimento no mundo fala da ausência de políticas públicas para atender os grisalhos.
Os centros urbanos precisam adaptar serviços, calçadas, sinais de trânsito e a infraestrutura dos espaços públicos para se tornarem mais amigáveis aos idosos.
Utilizando o aplicativo FaceApp, figuras queridas no Rio Grande do Sul dão uma espiada no futuro e refletem sobre o que esperam da terceira idade.