A partir desta quinta-feira, a sociedade gaúcha será convocada a se engajar na prevenção ao suicídio. O chamamento será feito por meio de uma campanha do movimento #genteajudandogente que, além de marcar presença em TV, rádio, jornal, outdoors e outras mídias, prevê a realização de palestras, capacitações e encontros ao longo dos próximos meses. O lançamento da campanha ocorre em meio ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
O movimento #genteajudandogente foi criado no ano passado, a partir de uma iniciativa do jornalista Júlio Ribeiro, presidente do Clube de Opinião do Rio Grande do Sul, com a ideia de promover ações coordenadas na sociedade. No primeiro ano, o esforço dirigiu-se ao auxílio a famílias de venezuelanos que estavam chegando ao Brasil por Roraima. A campanha resultou na arrecadação de 20 mil itens de higiene.
— Foi um sucesso, o que nos motivou a fazer nova campanha sobre outro tema, um tema candente e polêmico, que ainda é tratado como tabu. Não se fala no assunto, embora todos nós tenhamos um amigo, alguém próximo, que cometeu esse desatino — afirma Ribeiro.
A sugestão de abordar o suicídio partiu do Rotary Club Glória Teresópolis, que já havia sido um parceiro na campanha anterior. O passo seguinte foi buscar orientação de uma instituição especializada no tema, o Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio (CPV) do Hospital Mãe de Deus, que ajudou a arregimentar outras alianças, com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Secretaria Estadual da Saúde, o Pão dos Pobres, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), a Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre (Furpa) e a Trensurb, além de veículos de comunicação de todo o Estado.
Com consultoria de especialistas das entidades, a agência Moove, que também se incorporou de forma voluntária à iniciativa, desenvolveu a campanha que será apresentada às 11h desta quinta-feira (12), na Casa dos Conselhos de Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 1.110). As peças repetem uma ideia ("Ofereça ajuda. Peça ajuda. Salve uma vida") e trabalham com cinco pilares: a contextualização, o alerta para que se tenha atenção aos sinais de risco, a conscientização do papel de cada um, o incentivo ao pedido de ajuda e a informação sobre as redes de apoio.
— O conceito da campanha é que 10 em cada 10 suicidas dão sinais de que estão na iminência de cometer esse ato. A campanha alerta as pessoas que estão no entorno para não desprezarem esses sinais — diz Ribeiro.
Os principais grupos de comunicação do Estado, incluindo a RBS, se prontificaram a veicular as peças, que também serão vistas em outdoors e nos trens da Trensurb. As ações vão se estender até janeiro. Ribeiro antecipa que serão programados eventos como festas para pessoas solitárias, treinamento de multiplicadores e ações durante partidas da dupla Gre-Nal.