A partir desta segunda-feira (3), a vacinação contra a gripe está aberta a toda a população. A medida, definida pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, segue recomendação do Ministério da Saúde, já que o Estado não atingiu a meta de cobertura no público-alvo da campanha, que terminou na última sexta (31).
Mesmo com a vacinação liberada para a comunidade em geral, o Estado orienta que os municípios permaneçam priorizando a aplicação das doses para os grupos das crianças, gestantes e doentes crônicos, que possui maior risco de desenvolver complicações pela infecção do vírus da Influenza.
Com isso, cada cidade deverá avaliar a cobertura vacinal para esses grupos, reservando o número de vacinas necessárias para atingir a meta de vacinação de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a secretaria, 119 municípios gaúchos atingiram a meta até as 13h desta sexta-feira.
A orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação aberta para toda a população nas unidades de saúde seja feita enquanto durarem os estoques. Segundo a pasta, a medida evitará o desperdício de doses.
Em Porto Alegre, apenas 58,04% das crianças estavam imunizadas contra a gripe até sexta-feira, o que preocupa os agentes da saúde. Os únicos grupos que atingiram a meta na Capital são as puérperas, indígenas e professores.
Conforme dados do Ministério da Saúde das 14h de sexta-feira, o Rio Grande do Sul atingiu atingiu 79,35% da meta.