A corrida aos postos, registrada na semana passada, a primeira em que a vacinação contra a gripe foi aberta a todos os públicos, levou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre a restringir os locais de aplicação a partir desta segunda-feira (10). Antes disponível em todas as unidades da rede municipal que ainda tinham a imunização, ela agora será feita em 13 locais, apontados como os mais procurados pela SMS (veja os endereços abaixo).
Cerca de 80 mil doses ainda estão disponíveis, segundo a enfermeira-chefe do Núcleo de Imunizações da Capital, Renata Capponi.
No Centro de Saúde Vila dos Comerciários, no bairro Santa Tereza, a procura foi considerada baixa nesta manhã, com cerca de 30 atendimentos entre crianças e adultos. A enfermeira Susiane Freitag, coordenadora do posto, alerta que a imunização só é contraindicada para quem estiver com febre.
— Quem pode, tem que vir. É uma vacina que evita internações e até morte.
Grávida de cinco meses, Larissa Alves Ferreira, 17 anos, nunca havia se protegido contra a gripe.
— Fiz agora porque estou grávida. Agora não dá para arriscar — afirmou.
A mãe Letícia da Fonseca Souza, 32 anos, levou o pequeno Miguel para tomar a segunda dose. Crianças abaixo de nove anos são vacinadas em duas doses, com intervalo de três dias.
— É bem tranquilo, não demorou nada — disse ela.
Sem reposição de doses
A Secretaria Estadual da Saúde esclarece que não haverá reposição das doses, pois a campanha nacional foi encerrada em 31 de maio, sendo disponibilizado à população o que restou das vacinas.
Entre 3 e 7 de junho, 55.390 pessoas fora dos grupos de risco foram vacinadas no município. Apesar da alta procura dos últimos dias, Porto Alegre segue distante da meta de cobrir 90% dos grupos prioritários, que inclui crianças, trabalhadores da área da saúde, mulheres que deram à luz até 45 dias, indígenas, idosos, professores, doentes crônicos e gestantes. Entre todos os grupos, 77,4% haviam sido imunizados até sexta-feira (7).
A preocupação recai sobre gestantes e crianças, que tiveram, respectivamente, 61% e 67% de cobertura atingida. A população estimada dos grupos de risco é de 607 mil pessoas em Porto Alegre.
Unidades de saúde que vacinarão nesta semana em Porto Alegre
- Centro: Modelo (atendimento das 8h às 22h), Santa Marta e Santa Cecília (8h às 17h)
- Glória/Cruzeiro/Cristal : Vila dos Comerciários (8h às 17h)
- Leste/Nordeste: Bom Jesus (8h às 17h)
- Norte/Eixo Baltazar: Rubem Berta (8h às 17h) e Ramos (8h às 22h)
- Noroeste, Humaitá, Nordeste, Ilhas: IAPI (8h às 17h)
- Partenon/Lomba do Pinheiro: São Carlos (8h às 22h)
- Restinga: Restinga e Belém Novo (8h às 17h) e Clínica da Família (8h às 20h)
- Sul/Centro-Sul: Tristeza (8h às 22h)